analitico

domingo, 13 de dezembro de 2009

Aprenda a fazer plástico!


É muito simples! Eu, como um cara que trabalha em uma petroquímica há quase 9 anos, sinto-me na obrigação de ensinar os leigos como se obtém o plástico, um material tão conhecido e utilizado mundialmente, mas que as pessoas não conhecem sua origem, seu processo de obtenção e nem o seu destino (muito importante).

1º Passo: Junte uma boa quantidade de dinossauros (Alguns milhões).
2º Passo: Exploda-os jogando um meteóro sobre suas cabeças, fazendo com que os mesmos virem carniça imediatamente;
3º Passo: Deixe-os cozinhando por aproximadamente 65 milhões de anos sob a superfície terrestre;

Muito Bem! Já temos nosso óleo! Vamos chamar de Petróleo. Esse nome é porque ele é um óleo extraído da pedra (aquelas coisas do Latim sabe?).

Uma curiosidade: o petróleo não é preto e sim meio amarronzado. Uma cor de cocô, mas aquele cocô depois de um porre de Whisky. Marrom bem escuro. Mas varia, dependendo das condições climáticas de onde é extraído.


4º Passo: Monte um poço, e cave até encontrar o petróleo. Precisará de boas ferramentas.

Após a extração do Petróleo (Dinossauro Líquido), deve-se fazer um processo chamado destilação fracionada, onde tiramos frações de petróleo de acordo com a densidade do mesmo.


Por exemplo: A parte mais densa é a vaselina, parafina, piche, asfalto... Depois vem óleos, diesel, querosene e, chegamos no Nafta. O Nafta!

Esse Nafta, que é um líquido (né Zed?), é transportado, da refinaria (que pegou o petróleo e separou ele por frações) até o Pólo Petroquímico via tubulação.

Esse Nafta chega a Primeira Geração do Pólo, que transforma o Nafta em eteno, propeno, estireno, etc...

Esses gases são formados por hidrocarbonetos, que significa uma mistura de Hidrogênio e Carbono. Não vou explicar muito isso, mas são materiais orgânicos. Orgânico é mais ou menos "tudo o que apodrece"...

Vamos falar de propeno e de eteno. O Propeno vai virar Polipropileno, que é o plástico usado pra fazer bacia, Potes de sorvete, saquinhos de carteira de cigarro, embalagens pra microondas, etc...

Já o Polietileno é mais usado pra fazer sacolinha de supermercado, tanques de combustível, embalagens pra xampu e condicionador, etc...

Pois bem. O Eteno e o Propeno (gases) vão se transformar em plástico por um processo chamado "polimerização", que é fazer o gás virar polímero. Sabe por que chamamos de polímero? É o seguinte: Por exemplo, o Eteno é formado por uma parte constituída por 4 Hidrogênios e 2 Carbonos (CH2 = CH2). Porém, como com uma só andorinha não se faz verão, com um Etenozinho só não vamos fazer plástico. Precisamos de muitas partes de Eteno, por isso falamos Poli (muitas) Meros (partes). E o Eteno, após a polimerização, vai se transformar em Polietileno! Incrível não? "Vários Etilenos"

O Gás passa por um processo parecido com o que fazemos quando queremos cozinhar feijão: Colocamos temperatura e pressão na panela! É isso mesmo, só que nesse caso chamamos a panela de pressão de reator.

O Eteno (e mais algumas coisinhas que não vou falar agora) vai reagir com o catalisador. O que é catalisador? É como se fosse o milho da pipoca! o milho fica ali, cozinhando e de repente: PLOFT! Vira uma pipoquinha!

O catalisador vai reagir com o gás aquele e vai virar uma bolinha de plástico. O Catalisador é como se fosse uma areia, porém é bem reativo, e isso que faz com que ele reaja com o Eteno, e se transformando, como se fosse uma pipoca, em uma linda bolinha de plástico!!

Após fazermos um monte de bolinhas dessas, ensacamos elas e vendemos pras fábricas de transformação. Essas, pegam as bolinhas, derretem elas e fazem o que bem entendem. Bacia, sacolinha, copinho, vassoura, eletrodomésticos, etc...

Depois, eles vendem esses produtos para as pessoas. As pessoas usam os produtos e jogam fora. Por exemplo, abrem um saco de salgadinho, comem o salgadinho e põe o saquinho no chão! Ou tomam um copo d'água e jogam o copo fora! Ou tomam seu refrigerante e jogam a garrafa em qualquer lugar. Ou tiram as compras das sacolinhas e jogam-as na rua.

Só que, se você não quer acabar com nosso planeta, pode continuar usando o plástico à vontade, pois dependemos dele para nosso conforto, praticidade, higiene, etc... Porém, aprendam a dar um destino correto ao lixo! Faça a coleta seletiva! É bonito fazer coleta seletiva! É chique fazer coleta seletiva! Tá na moda fazer coleta seletiva!

Faça a coleta seletiva! Separe o lixo seco do lixo orgânico. O plástico pode ser reaproveitado e utilizado novamente.

Vamos cuidar do nosso planeta, pois do jeito que estamos fazendo, vamos destruir a Terra de forma tão rápida, que vamos virar petróleo para ser usado daqui 65 milhões de anos...

9 comentários:

Anônimo disse...

Viu só!! inho tbm é cultura, eu sempre falei isso..
A inteligencia desse homem sobre SOMENTE plastico é "algo".....
grd bejo.

Unknown disse...

boa Inho, gostei...

Marcela disse...

E tu rodou mesmo em Orgânica II? Manda esse post para o prefessor.... hehehehe

Anônimo disse...

Parabéns cara, foi uma boa aula de Química.

Hugo Leo Souza disse...

Galera, vcs acreditam que fiz uma espécie de plástico sem querer usando polvilho doce de mandioca? Coloquei um vasilhame cheio de polvilho no microondas e quando tirei , o fundo e as laterais se transformaram em plástico, como o de copinhos descartáveis.
Alguém me explica isso?
Já existe alguma pesquisa nesta área?
Abraço.
Valeu.

Anônimo disse...

Interessante.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto! Muito clara a sua forma de explicar sobre o assunto q tem grande complexidade!Abraços

Anônimo disse...

Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it's really informative. I am gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!
My site :: insomnia

Unknown disse...

muito boa e simples a explicaçao vou fazer hoje mesmo e ja separei os dinossauros mas os meus meteoros estao pequenos se nao der certo tento de novo valeu