analitico

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Será que sou Ateu?


Sei que é uma confissão forte e polêmica, mas eu me questiono muito sobre religiosidade. Fui batizado na igreja católica, porém hoje afirmo que não ponho os pés dentro de uma igreja. Não tenho nada contra os católicos, bem pelo contrário, até acho que a família que frequenta a igreja e tem fé, pode conquistar harmonia e paz (nem sempre) mas lendo um pouco da história percebi (minha opinião) que a igreja é podre! E eu acho a igreja podre! Não to aqui fazendo apologia ao ateísmo nem nada, só expressando a minha opinião.

Já tentei virar espírita, frequentei algumas poucas vezes casas de espiritismo mas também não consegui acreditar. Pois um dia estava lendo "violetas na janela" e quando cheguei em uma parte do livro que a pessoa (que havia morrido) acordou em uma cama e tinha um vaso de plástico na janela com violetas, eu pensei: - Quem fez o plástico no céu? Como existe plástico lá? Como existe cama? É de ferro? e o lençol? foi teado por quem? De onde veio o algodão pro lençol? Aí acabei não tendo crença suficiente pra continuar...

Aí comecei a ler (e muito) sobre a Segunda Grande Guerra, e aí meu amigo... Aí a casa caiu...

Quando leio que 6 milhões de judeus foram humilhados, escravizados, surrados, separados de seus entes queridos para, depois, serem envenenados e queimados de forma fria e brutal sob o comando do veadinho Emo e mirrado Adolf Hitler, eu perguntei: - Onde estava Deus essa hora que não fez nada?? como deixou acontecer tudo isso com pessoas que não tinham culpa pela crença infame daquele retardado!?

Cara, a segunda guerra foi um troço de louco. E acabei perdendo qualquer crença que me restava após essas leituras.

Não tenho nada do que reclamar da minha vida. É maravilhosa! Tenho pais maravilhosos, uma irmã fenomenal, uma vida saudável, tenho um bom emprego, um carro, to comprando uma casa... Minha vida é muito boa. Mas eu não posso dizer "Graças a Deus" pois seria egoísmo meu. Afinal tem pessoas que merecem levar uma vida melhor ou tão boa quanto a minha pois são pessoas de caráter, que ajudam o próximo e tal, mas não! Vivem no meio de tragédias pessoais, perdem filhos, adquirem doenças, estão desempregadas...

Muitas dessas pessoas dizem que Deus está guardando algo pra elas. Ou os religiosos dizem que estão pagando por algo cometido em outra vida. É uma forma de se agarrar a algo que os faça acreditar e ter esperança. Nao julgo. Acho até bonito. Eu, sinceramente gostaria de ter mais crença, de ter fé. Mas não tenho. Procuro fazer o melhor de mim como ser humano. Por exemplo, sendo gentil com as pessoas, ajudando quem eu posso na medida do possível, não tenho coragem de matar uma mosca, cuido do meio ambiente e etc... Pois, se quando eu chegar lá no céu e tiver um Deus e ele vier me dar mijada por eu ser ateu ou agnóstico, posso tentar argumentar que, ao menos fui um cara bom aqui na Terra. Talvez minha pena seja reduzida...

Ontem aconteceu outro fato que me deixou com essa descrença: estima-se que mais de cem mil pessoas morreram com o trágico terremoto no Haiti. Cara, é muita gente morta. E aquele país é miserável! as pessoas chegam a se alimentar de bolachas de barro. Ou seja, vivem de forma desumana, lutando apenas pela sobrevivência. Não têm lazer, não tem paz. Tendo algo pra comer já estão felizes. Aí vem um terremoto e dizima a população de forma cruel como foi ontem! Logo um país que não tem condições nenhuma de se reconstruir é devastado por uma catástrofe ambiental. Por que aconteceu isso com eles? será que todos os 100 000 mil mortos mereciam pagar esse preço por passar a vida inteira apenas tentando se alimentar?

É difícil acreditar que exista algo superior assim... Difícil mesmo...
Queria eu, ter condições de ir pro Haiti e levar conforto, pão, água para os sobreviventes, que além de continuar vivendo na miséria, vão ter que enfrentar dias piores, por incrível que pareça.

Mas não vou! Não tenho como ir.
Vou continuar aqui, trabalhando no meu bom emprego, tendo comida na mesa, passeando de carro, mobiliando minha casa, curtindo meu afilhado... Tudo isso, na minha opinião, porque sou um cara de sorte. Que foi criado por uma família especial.

Mas eu podia ter nascido no Haiti. Será que eu teria fé lá?

Talvez...

7 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se acreditar em Deus tem uma fórmula e se tiver, poucos sabem. Pode ser que vc não acredite em Deus por precisar de provas fundamentadas. Isso realmente é meio complicado. Para os que acreditam há esperança, para os incrédulos só incertezas...
Beijos

Jeremias Soares disse...

Nunca encontrei alguém que tivesse a mesma opinião que eu sobre o assunto. Digamos que eu concordo 95% com o que tu escreveste. Pra mim, o resquício de crença que ainda existe se deve ao fato de eu considerar algumas coisas sobrenaturais que muitas pessoas próximas afirmam presenciar, independente da religiosidade... Realmente é difícil ter fé! Quem para e pensa um pouco no mundo como um todo, certamente tem incerteza!

Ananda torri disse...

voce não muda mesmo né inho..:) tu sabes muito bem a minha opinião,por isso ñ vamos descutir.
bjinhu.
té.
haaa e to esperandooooo.

Unknown disse...

Querido Inho
É engraçado que os desastres e horrores que acontecem no mundo você associa a um Deus que "não existe", mas as coisas boas que acontecem na sua vida e de outras pessoas, simplesmente não tem nada a ver com Deus ou força maior alguma... você procura muitos motivos pra não acreditar e não ver o outro lado das coisas, mas nunca procura abrir o coração... A igreja é feita por homens, e homens são imperfeitos... se quiser ser um crítico de valor, conheça os dois lados, caso contrário... será só mais um cri-cri sem conteúdo.
E te digo mais, se você quiser ir pro Haiti, você pode ir... mas sinceramente, acho que a questão não é o "NAO PODER", mas sim, o não ter vontade de sair da sua zona de conforto em busca dos outros...

Luis Menezes - Inho disse...

Uauuuuuuuu
Toma Inho!!!

Anônimo disse...

deus esta de ferias na europa

Anônimo disse...

O homem livre é mais feliz. O que será o inferno senão uma ameaça e o paraíso um suborno!